Cirurgia Refrativa

 
 
 

 

Cirurgia Refrativa

 
No olho normal as imagens passam pela córnea, pelo cristalino e vão ser projetadas na retina. Nestas condições, a imagem é
nítida e quando esta situação não acontece surgem os erros refrativos.
 
 

Hipermetropia

 
 
 

Miopia

 
 
 
 
 

O QUE É NECESSÁRIO PARA EFETUAR A CIRURGIA:

 
 
 

Astigmatismo

 
 
 
 
 
 
 

 

Técnica Lasik

 
A técnica mais divulgada mundialmente é o LASIK, devido à segurança, eficácia e previsibilidade. O LASIK é feito em ambulatório (sem internamento), e a anestesia utilizada é feita com gotas.
 
Seguidamente, é colocado um aparelho que segura as palpebras de modo a não fechar os olhos durante o tratamento.
A aplicação do laser só pode ser efetuada após se levantar uma pequena película de córnea (FLAP corneal), que se consegue através de um aparelho chamado Microqueratótomo. Este consiste na colocação de um anel sobre o olho que fará alguma pressão sobre este (manobra indolor mas incomodativa). Durante esta fase, a visão fica muito turva, sendo um bom sinal para se prosseguir.
Em seguida, é colocado um pequeno instrumento que automaticamente criará uma película (FLAP). Esta manobra representa a parte mais delicada da cirurgia, e dura apenas 10 segundos, devendo o doente estar calmo e tranquilo. Após levantar o FLAP é feito o laser que irá remodelar a córnea conforme a graduação prévia introduzida no computador. Esta manobra é completamente indolor.
Após esta manobra, o FLAP é recolocado sobre a córnea, delicadamente, a fim de proteger da ação do laser. Os últimos avanços tecnológicos permitem uma segurança cada vez maior nesta cirurgia efectuando-se FLAP'S cada vez mais finos, perfeitos (usando lâminas descartáveis) e ablações centrais (laser com eye-tracker), o laser segue os movimentos do olho.
 
 

Logo após o tratamento

 
Nas primeiras horas é normal sentir picadas, comichão, sensação de areia. Por essas razões deverá, quando for para casa descansar e dormir um pouco, pois ajuda a aliviar os sintomas.
 

O que saber sobre os colíricos:

 
A ordem dos pingos é diferente, entre a colocação de um colírico e o outro devemos deixar 3 a 4 minutos. Uma só gota de colírico é suficiente e é normal que alguns colíricos piquem ou ardam mais que os outros.
 
 
 

Antes da operação o tratamento LASIK consiste no seguinte:

 
Dois dias antes:
- Antibiótico colírico - 1 gota 3 vezes por dia
- Anti Inflamatório colírico - 1 gota 3 vezes ao dia

Depois da Operação e durante 1 semana:
- Antibiótico colírico - 1 gota 3 vezez por dia
- Ronic colírico - 1 gota 3 vezes ao dia
- Lágrima artificial - 1 gota de hora a hora

Após a 1ª semana:
- Lágrima artificial - 1 gota frequentemente
 
 
 
 
 

Informações sobre a Correção Refrativa para o Doente

 
 
Antes da Cirurgia
 
 
 
Correção Miopia
 
 
 
Correção Hipermetropia
 
 
 
 
 
 
 
 
Cirurgia Refrativa
 

No dia da Operação:

 

Nos dias seguintes

 
 
 
Cirurgia Refrativa
 

Imediatamente a seguir à Operação

 

Nas semanas seguintes